Televisores e seus modelos
Os aparelhos embarcados de TV ocupam a maioria das casas no Brasil, entretanto, os usuários pouco sabem a respeito da diferença entre os tipos das tais. Em termos gerais, tentaremos abordar esse tema com comentários sobre os tipos.
Os Televisores de CRT
Esses são aqueles clássicos televisores que mantiveram a hegemonia do padrão desses modelos de aparelhos por um longo período. Mesmo quando surgiu a tela plana, a imensa maioria dos televisores ainda mantinha o sistema de funcionamento amparado em tubos à vácuo, que por sua vez desferem feixes luminosos em direção à uma delgada tela composta por fósforo. Embora sejam pesados e desajeitados, esses televisores ainda são os melhores e são frequentemente usados por profissionais que lidam diretamente com imagens, como os que trabalham em agências de publicidade.
Os televisores de Plasma
Esse arquétipo já teve seus momentos de unanimidade. Todavia, após o lançamento da TV LCD, a popular TV de Plasma quase entrou em extinção, passando a figurar somente em programas televisivos como um super telão. Entretanto, após algumas reformulações de projeto, a TV de Plasma voltou a ser respeitada, principalmente pelo fato de os engenheiros terem conseguido eliminar o aparecimento de manchas na tela – um dos grandes motivos da decorada desse televisor. Atualmente, a resolução do Plasma é invejável, as cores são extremamente vivas – devido à atuação individual dos pixels – e o ângulo de visualização é mais próximo do cobiçado e antigo CRT.
A TV de LCD
Esse televisor foi um divisor de águas na história da televisão. Com sua tela de cristal líquido, o LCD detém cores tão marcantes quanto a TV de Plasma. Como se verá mais adiante, a tecnologia aplicada ao LCD obteve grande aperfeiçoamento após o lançamento da TV LED. Depois das primeiras TVs LCD, surgiram outras vertentes, como LCD IPS e LCD TFT – que serão explicadas no momento oportuno.
A TV de LED
Na verdade, uma TV LED é uma TV LCD com iluminação irradiada por LEDs, que nada mais são do que pequenos diodos. Esse tipo de televisor conquistou um enorme público em um curto intervalo devido à elegância dos modelos atrelada a um aparelho com cores que saltam aos olhos e que só foram ultrapassadas em qualidade pelas transmissões das TVs OLED e SED.
A TV de LCD com IPS e com TFT
A introdução do IPS (In Plane Switching) nas TVs LCD tem o intuito de reduzir os efeitos de sombra ocasionados por esta, diminuindo assim, os problemas inerentes à distorção de imagem de acordo com o ângulo de visão do telespectador. A implantação do IPS nos televisores é estudada desde a longínqua década de 1996 e foi a primeira tentativa de se alcançar a qualidade dos aparelhos CRT.
Outra alternativa implementada ao LCD visando uma melhoria na qualidade da imagem foi a adoção dos transistores TFT. A maioria das TVs LCD atuais utilizam esses componentes.
Outra alternativa implementada ao LCD visando uma melhoria na qualidade da imagem foi a adoção dos transistores TFT. A maioria das TVs LCD atuais utilizam esses componentes.
A TV de OLED
Esse aparelho se baseia no mesmo princípio da TV LED, porém, seus diodos possuem luz própria, já que recebem o adicional do carbono. A TV OLED conseguiu manter a qualidade da TV LED e remover parte de suas imperfeições, como as baixas taxas de contraste.
A TV de SED
A tela SED (Surface-conduction electron-emitter display) é a tecnologia que mais chegou perto do resultado apresentado pelos “ultrapassados” CRTs, a ponto de quando a tela tiver de exibir uma parte preta, esse trecho ser fiel à cor e não cinza, como se vê por aí em televisores LCD e LED.
A TV a Laser
A LG acaba de lançar um televisor que gera imagens a partir de um projetor que emite raios laser em alta definição. O aparelho possui 100” e apresenta uma espessura de apenas 1,5 cm. A qualidade de sua imagem impressiona. Contudo, o televisor pesa cerca de 30 quilos, além de seu projetor que chega a 15 quilos.
Televisores e seus modelos
Reviewed by
Unknown
on
14:14
Rating:
Nenhum comentário